Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Hoje Estou de Mau Humor

Este blog a duas mãos -- dois dedos teclantes meus e oito da minha filha que vive em Itália -- era suposto ser uma espécie de tu cá tu lá, contando-me ela da sua vida por lá e dando-lhe eu notícias de como vão correndo as coisas por cá. Isto, claro, para alem do nosso contacto diário, quase sempre via telefone e algumas vezes via skype, estas para irmos assistindo à evolução da neta luso-italiana. Acontece que o quotidiano diálogo telefónico esgota naturalmente as notícias sobre a família e eis que o pressuposto tema-base inicial tem vindo a resvalar, pelo menos da minha parte, para questões político-sociais que me preocupam – que nos deviam preocupar a todos, acho eu.

Hoje estou particularmente negativo.

Os sinais que andam no ar e que o meu radar vai captando através de notícias, debates, mesas redondas (algumas são bem rectangulares) dispersas na comunicação social, alertam para que por detrás daquilo que vai mal há algo, ainda indistinto, ainda meio desfocado, que vai muito mal.

É o FMI que vem constantemente pedir que os governos executem uma política de redução do défice menos agressiva por causa do impacto negativo nas economias; é Mário Monti, num cauteloso discurso, que afirmou a decisão de atrasar em um ano a meta de reequilibrar as finanças públicas em Itália para evitar as consequências dramáticas de uma austeridade excessiva; é George Soros, o multimilionário norte-americano, que acusa uma vez mais a ortodoxia do Bundesbank de estar a levar a Europa à ruína porque, diz ele, “é impossível reduzir a dívida afundando o crescimento”; é na “Quadratura do Círculo”, um debate semanal de análise política nun canal de televisão, com alguns comentadores que se movem na área dos partidos do governo que já alertam unanimemente para os erros que estão a ser cometidos e que estão a arrasar a confiança das pessoas. Sem falar nas múltiplas críticas de todas as personalidades que se situam à esquerda, as quais são de imediato rotuladas de “desvarios da oposição”.

É neste contexto que o ministro da Economia, o nefando Álvaro, apareceu a dizer que o governo “está totalmente empenhado em alterar estruturalmente o país muito para alem do que está contemplado no memorando de entendimento assinado com a troika” -- o que o primeiro ministro corrobora com o seu já famoso “custe o que custar”. É nestes entretantos que o ministro das Finanças, o execrável Vítor Gaspar, afirma à boca cheia em Washington, perante uma plateia incredulamente boquiaberta, que “o caso português serve de lição” a todo o mundo. I-na-cre-di-tá-vel !!

Que sabem estes teóricos engravatados sobre o que se vai passando na vida real em Portugal? Para onde nos levam? Ou melhor, para onde estamos a deixar que nos levem? Continuará a maioria de nós, indiferente ao tsunami que se aproxima, anestesiada em fado, futebol e no diz que disse dos jetsets, crente na omnisciência da classe política que a governa?

Apetece-me citar Mário de Andrade no poema “O Valioso Tempo dos Maduros”:


Contei os meus anos

E descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente

Do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.

As primeiras ele chupou displicente,

Mas percebendo que faltam poucas, roi o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

................................................................................

As pessoas não debatem conteúdos, apenas rótulos.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,

Minha alma tem pressa.

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana,

Muito humana; que sabe rir dos seus tropeços,

Não se encanta com triunfos,

Não se considera eleita antes da hora,

Não foge da sua mortalidade.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,

O essencial faz a vida valer a pena.



Sem comentários:

Enviar um comentário