Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Casei-me com o Pato Donald

O Pato Donald é uma personagem tão problemática que tem sido usada para descrever diversos síndromes: O síndrome que quem não sabe ouvir e fala fala sem que ninguém perceba nada. O síndrome de quem faz tudo mas não combina nada de bom. E eu agora acrescento outro: o síndrome de quem tem temperamento explosivo.
Quantas pessoas conhecem com temperamento explosivo? Pode ser devido a um período de stress temporário ou pode ser feitio, mas andam por aí muitas pessoas com temperamento explosivo. Eu vivo com um em casa.

Os temperamentos explosivos sentem uma necessidade urgente de libertar stress e frustração. Não resolvem os problemas mas em cinco minutos destilam toda a frustração acumulada. Manifesta-se através de acções físicas, vocais ou ambas. As mais comuns são as vocais - quem não vocifera um par de impropérios se a água acaba a meia do duche? O melhor que se pode esperar nessas alturas é que estejamos a uma distância de segurança suficiente para pouparmos os ouvidos. Infelizmente famosas também são as manifestações físicas contra pessoas. Tantas vezes a violência doméstica é perpetrada por temperamentos explosivos. Mas os que eu comparo ao Pato Donald são aqueles que passado o momento de stress se transformam em anedotas. É mais fácil explicar com exemplos.
Manifestações físicas a que assisti na primeira pessoa:

  • Chateou-se com a pessoa com quem está a falar ao telefone? Atira o telefone para o chão e espezinha-o até o partir. 
  • En passant deu um pontapé no sofá e magoou-se? Vai buscar um martelo e desmonta o sofá.
  • Problemas com a internet? Leva o modem até à rua e passa-lhe com o carro por cima
  • O sapato não entrou bem na sapateira? Ao menos leva a satisfação de destruir a sapateira
  • O telecomando não funciona bem? Voa pela janela fora.
  • O jantar queimou-se? Atira coma frigideira para o meio do quintal
  • Enganou-se no caminho? Bate no carro
  • O carro dá problemas? Abre e fecha a porta estrondosa e repetidamente até ouvir um CRAC
É ou não o Pato Donald?
Boa Noite




Sem comentários:

Enviar um comentário