Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Disclaimer: É PARA RIR!!

Hoje compreendi que este blog conta muito mais do que o que está escrito. A cada notícia jornaleira publicada junta-se também a interpretação de quem lê. E cada um interpreta à sua maneira. É a primeira lição básica de todos os cursos de escrita criativa: a descrição das personagens não deve ser demasiado detalhada, pois o leitor deve ter a oportunidade de acrescentar algo de seu. Mas eu nunca tinha pensado neste blog como uma história, de maneira que não tomei em consideração que o que escrevo me pudesse fugir de mão para correr livremente interpretado na imaginação de cada um.
E daí, perguntarão? E daí que este blog não conta uma história inventada, conta várias histórias reais: a minha na saga de navegar mais ou menos a direito para uma mudança de vida, a do Pai respondendo ao desafio de escrever com dois gloriosos dedos que às vezes ameaçam greve, a da Filipa sobre as aventuras de uma portuguesa em Israel (a estrear brevemente!!). E um desabafo, uma linha direita que saiu torta ou um soluço podem soar aos ouvidos de quem lê como uma anedota ou como um drama, dependendo da interpretação dada.
As anedotas são escritas para fazer rir, mesmo quando são tecidas com uma ponta de humor negro. Eu prefiro rir. Mas pode acontecer que quem lê salte por cima do humor e se focalize no negro. Não posso controlar tudo. A partir do momento em que publiquei, o que escrevi já não é só meu. Resta-me esperar que quem não ri não se deixe levar pela ânsia ou pela preocupação. Pelo sim pelo não a partir de hoje passarei a pôr um disclaimer (em letra pequena meia acinzentada no fundo da página, para salvaguardar ainda o espaço à imaginação do leitor) sempre que escrever algo que me diverte: É PARA RIR!!

Abreijos

Sem comentários:

Enviar um comentário