Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Máscara hidratante para cabelos - receita caseira

Não sou do tipo de gastar muito dinheiro em tratamentos e produtos de beleza. A maior parte das vezes nem me dou ao trabalho de hidratar o corpo e o creme de viso comecei a usar mais por causa da dermatite que pelos seus eventuais benefícios de beleza. Mas no que respeita aos meus cabelos faço uma excepção - não vou ao cabeleiro mais do duas ou três vezes por ano mas estou sempre compulsivamente à procura do produto milagroso que transformará esta melena desgrenhada na moldura perfeita. No outro dia pus-me a arrumar o armário da casa de banho e cheguei à conclusão que os inúmeros frascos e frasquinhos de soluções mágicas para jubas desesperadas ocupam meia prateleira abundante. Champô, bálsamo, óleo, tratamento para pontas, start up hidratante, gel de definição de caracóis para aplicar em cabelos húmidos, gel de definição de caracóis para aplicar a seco, gel transparente de fixação forte, gel opaco de styling liso, abrilhantador, loção energética e sei lá que mais. Para quem nem sequer pinta o cabelo tenho um montão exagerado de dinheiro empatado em tralha não digo inútil mas que fica muito aquém dos resultados prometidos. Tenho que começar a simplificar. A última vez que fui ao cabeleireiro aconselharam-me uma máscara hidratante pré-champô milagrosa. Uma autêntica pechincha de 37€ por 100ml que garantia a juba mais fofinha do mundo com uma gota. Controlei a minha ânsia de me apoderar de mais um milagre comedido e resolvi fazer a minha própria máscara caseira:
Enchi um frasco de boca larga de tampa hermética (o mesmo que uso para macerar licores de fruta) com flores de camomila que comprei em ervanárias de confiança. E depois deitei-lhes azeite por cima até cobrir, fechei e pus no beiral da janela da minha cozinha a macerar ao sol. Ali o deixei por cerca de quinze dias, com um prato por baixo para prevenir a baba do azeite. Passado esse tempo passei o azeite por um filtro fino e voltei a versá-lo sobre mais umas mancheias de camomila nova. Vale a pena despender mais uns minutinhos a espremer bem a camomila macerada, para extrair o máximo possível de princípios activos emolientes. Passados outros quinze dias voltei a filtrar para uma garrafa de vidro e eis que está pronta a base da minha máscara hidratante. 10 euros de matéria prima para litro e meio de produto! Esta sim que é uma verdadeira pechincha. E nem cheira a azeite.
A maior parte das vezes uso-a assim mesmo. Mas se calha que tenho um bocadinho mais de fantasia e paciência completo a minha máscara hidratante com uma gema de ovo, mel líquido ou iogurte natural. É verdade que não produz milagres, mas como resultado não fica atrás dos super-produtos que custam 30 vezes mais!

Na festa de Natal da escolinha da Adelaide
Alguém quer partilhar outros tratamentos caseiros?
Boa noite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário