Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Numerus Clausus Qualificados

Dizem os especialistas que procurar trabalho é um trabalho a tempo inteiro. Dizem e têm razão. Aliás, têm meia razão. Poderia ser uma actividade a tempo inteiro... se houvesse muitos anúncios a que responder! As pessoas qualificadas não encontram assim tantas oportunidades que ocupem um mínimo de 8 horas diárias a candidatar-se. De todos os anúncios publicados só uma parte procura as qualificações e capacidades exactas de quem se deu ao trabalho de qualificar-se. Desta parte, só uma pequena fracção descreve um trabalho que se possa adequar às nossas capacidades. E mesmo assim, quando a área industrial, técnica ou departamental é diferente então a qualificação que temos na maior parte das vezes não é a que procuram - e eis que os anúncios qualificados que constituem uma oportunidade real se reduzem a um ínfimo número. No meu caso, optei por concorrer à pequena fracção e mesmo assim não encontro mais do que dois anúncios por semana que se qualificam como potencialmente interessantes.
Na semana passada candidatei-me a um anúncio de marketing operativo para uma empresa farmacêutica. Contactar contractors externos, planificar gadgets, gerir as publicações de informação científica para o público médico, organizar congressos, gerir o orçamento operativo - porque não? Tive o feedback de que as minhas capacidades não combinam em nada com o perfil que procuram... como se fosse preciso fazer um curso para organizar congressos. Aqui foi o factor departamental o determinante. Quando se trabalha para o departamento de investigação, automaticamente a etiqueta "nerd" cola-se a nós como tinha. Imaginam que usamos todos óculos de fundo de garrafa, dentões com aparelho e que gaguejamos. Enfim.

Não estou a fazer a apologia da contra-qualificação. Aliás, sou uma adepta convicta dos estudos e da formação contínua. Se calhar investi nas qualificações erradas. Mas não vejo que os outros qualificados desempregados ou insatisfeitos estejam melhor que eu. Também não vejo que os não qualificados estejam bem. No final das contas só está bem quem tem os contactos certos.
Desde Setembro que estou a enviar activamente candidaturas a anúncios de trabalho. A minha vez chegará mais tarde ou mais cedo.


Sem comentários:

Enviar um comentário