Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saber delegar #2

Já aqui uma vez dei a minha opinião sobre como é importante delegar parte do trabalho de casa numa colaboradora especializada. Podendo, obviamente, visto que custa dinheiro. É importante para mim, que compro tempo de qualidade para fazer outras coisas, importante para quem trabalha, pois precisa do dinheiro, e importante para a sociedade, visto que estamos a gerar trabalho.
Hoje falarei da segunda grande lição que aprendi sobre delegar: as máquinas. Os electrodomésticos existem para nos facilitar a vida, há que maximizar a sua utilização. Parece uma banalidade, mas na realidade existem diversas rasteiras que nos vamos colocando a nós próprios para nos impedirmos de gozar a tranquilidade comprada com o electrodoméstico.
Por exemplo, a máquina de lavar roupa: quantas vezes acabamos por comprar uma peça de roupa delicada que temos que lavar à mão? Às vezes sem darmos por isso, depois vamos a ler as etiquetas e zás! Estamos tramadas! Não pode ir à máquina! Não sei vocês, mas eu nessas alturas penso qualquer coisa como #&%=$»»!! Lições aprendidas: (1) Verificar sempre a etiqueta antes de comprar roupa. (2) Se a tentação de comprar qualquer coisa que não pode ir à máquina persistir,  bater com a cabeça na parede até que a vontade passe. (3) Vale a pena investir na máquina que leva 8 quilos de carga - é a única maneira de lavar menos e poupar energia e o ambiente sem comprometer a nossa serenidade. 
Outro exemplo, a máquina de lavar loiça: comprei a minha há dois anos e ainda lhe faço olhinhos doces. Eu meto lá tudo: pratos, copos, talheres, frigideiras, panelas, taças, tupperwares, tampas, garrafas, jarras e até os bicos do fogão. Lições aprendidas(4) Comprar loiça super fina que não pode ir à máquina? Bater com a cabeça na parede etc, etc. (5) Frigideiras e panelões que ocupam metade da máquina? Não ter medo de lavar a máquina 1 vez por dia, e quando recebemos visitas duas ou três. (6) Arrumar a loiça imediatamente que a máquina acabar de lavar: assim está sempre pronta ser usada! 
Só mais dois exemplozinhos antes de declarar forfait e ir dormir: 
O microondas. Lições aprendidas(7) Comprar loiça que não pode ir ao microondas? Bater com a cabeça etc etc. (8) Procurar sempre outras maneiras de facilitar a vida: aprendi que se podem esterilizar os  frascos das compotas e doces no microondas, é uma maravilha! 
Robot de cozinha, Bimbys e afins. Lições aprendidas(9) Nada de ter que trepar até às prateleiras mais altas para os desencantar. Pequenos electrodomésticos de utilização frequente (semanal) têm que estar à mão de semear, senão acabam por não ser usados. (10) Não usá-los porque sujam e estamos muito tempo a lavá-los? Metê-los na máquina.




Como gosto de encontrar maneiras de facilitar a minha vida! Qualquer sugestão nesse sentido é bem vinda!
Beijinhos e boa noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário