Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

domingo, 15 de janeiro de 2012

A Duas Mãos e Dois Dedos

Eis-me então voluntariosamente armado em blogger. "A quatro mãos, pai", insistiu a João, "vamos fazer um blogue a quatro mãos".
A quatro mãos? Não sei com quantas mãos escreve a João. Cá por mim vou colaborar apenas com dois dedos: o indicador da mão direita e o indicador da mão esquerda - e mesmo este só se digna clicar o teclado para ajudar a introduzir as maiúsculas e pouco mais. Todos os restantes dedos recusam-se terminantemente a colaborar nesta arriscada aventura que é escrever numa língua tão traiçoeira. Mal a gente se aprecata e se esquece de uma vigulazita sem importância e zás! aquilo que escrevemos passa a ser criativamente interpretado a bel prazer de quem lê.
Que o diga o coitado do pároco de Belmonte (uma simpática vila no distrito de Castelo Branco) que era sempre mal interpretado nos avisos que fixava na porta da igreja. "Para todos que tenham filhos e não o saibam, temos na paróquia uma área especial para crianças"; "Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa oportunidade para se livrarem das coisas inúteis que tem em suas casas. Tragam os vossos maridos." Digam lá se não é uma maldade distorcer as boas intenções do pároco. "Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas. Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus." Santa inocência, meu Deus! E de quem é a culpa? Do traiçoeiro demónio que vive na língua portuguesa e na mente de quem a lê. "O coro dos maiores de sessenta anos vai suspender a sua actividade no verão, com os sinceros agradecimentos de toda a paróquia"; "O prêço do curso 'Oração e Jejum' inclui a comida". Finalmente, o sacerdote acabou por ser transferido, transportando consigo a semente dos sorrisos irónicos do novo rebanho. Antes, porém, foi alvo de uma justa e merecida festa de despedida. A informação da mesma ficou a seu cargo: "Para despedida do pároco, na próxima terça-feira à noite haverá uma feijoada no salão paroquial. Em seguida terá lugar um concerto". Não é justo! É de uma profunda falta de humanidade gozar assim com a boa vontade do ingénuo sacerdote.
Mas como eu sei que de boas intenções está o inferno cheio, não posso deixar de dar razão a oito dos meus dedos, quatro da mão direita e quatro da mão esquerda, em não quererem colaborar neste blogue. Que seja então a duas mãos e dois dedos...

1 comentário:

  1. Eu escrevo com 7 gloriosos dedos. 4 da mão direita e três da esquerda. No final estamos a escrever com 9 dedos... soa a título de livro de mistério: o blog do escritor de 9 dedos ;-). Seja!!

    ResponderEliminar