Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Difícil Parto Diário

Tenho uns minutos, meia hora no máximo, para dar o meu contributo de hoje ao blogue. Isto é, escrever qualquer coisa com princípio, meio e fim e que seja minimamente interessante para quem lê.
Nunca fui capaz de escrever depressa. Nunca teria futuro como colaborador de um jornal para o qual tivesse de parir quotidianamente, sem falhar, um artigo capaz de ser publicado, lido e apreciado por leitores assíduos. Ou é o assunto que não tem pés nem cabeça, ou é o vocabulário que não é o adequado, ou é ainda a frase que está demasiado longa. Volto atrás, elimino e reescrevo. Leio em voz alta o que acabei de escrever. Não me soa bem. Os sons estão desarmónicos, o ritmo não tem vivacidade. Apago. Reescrevo. Depois é a memória que se diverte em me negar um sinónimo, é um significado que não tenho a certeza de que é correcto e precisa de ser conferido. Finalmente, termino um parágrafo. Leio-o. Fico surpreendido com o número de palavras repetidas. Apago e escrevo tudo de novo? Não. Talvez com um ou outro retoque a coisa passe. Acrescento aqui, corto alem, altero um adjectivo, substituo um tempo verbal e passo ao parágrafo seguinte na certeza que será outra dor de parto.
O principal, o início de tudo é descobrir um tema, é ter uma história para contar, uma ideia para pôr o texto em marcha. Dir-se-á que o que não falta de hoje em dia são motes prontos a ser glosados. A crise, as promessas ocas nos discursos dos políticos, os tropeções verbais da Manuela Ferreira Leite, as queixas lacrimosas de insuficiência de ganhos do presidente da república, enfim, um sem número de temas picantes para muitos bloggers. Serão objecto para outros dias. Hoje não. Hoje já ultrapassei a meia hora pré-destinada.

Sem comentários:

Enviar um comentário