Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O método FLY para a organização da casa



Lembram-se do meu objectivo "Transformar a casa no meu refúgio zen"? Pois bem, reconheço a minha natural inaptidão para arrumar, organizar e etecetera a casa. Será que o meu esquema mental  funciona noutro registo, será o meu cérebro que automaticamente me abstrai do que não considera importante e me impede de ver o caos, será preguiça, eu sei lá... o que eu sei é que a capacidade caótica da casa tende para o infinito e a maior parte das vezes eu nem sei por onde começar para torná-la mais confortável e harmoniosa. Antes isto não me preocupava minimamente, mas agora com a Adelaide a perspectiva alterou-se. Primeiro porque a simples presença da Adelaide elevou à quinta potência a capacidade caótica da casa. Segundo porque me chateia não ter as coisas organizadas para que a Adelaide possa usufruir delas com serenidade. Terceiro porque de há uns tempos para cá fico claustrofobicamente bloqueada com a falta de espaço devida ao acumular constante de coisas fora do sítio. Quarto porque quero mesmo que a minha casa seja acolhedora, para quem cá vive e para quem visita. A visão metafórica que me inspira é a "experiência spa em casa".

Este é o ponto de partida... 


Há um par de meses atrás, enquanto surfavo pela internet à procura de soluções de organização caseira mágicas deparei-me com um site - FlyLady.net - que oferece um método baseado no estabelecimento progressivo de hábitos. Parecia feito de encomenda para mim! E assim comecei a estudar e implementar os princípios básicos deste método. Bom, surpresa das surpresas, funciona!! Não é uma solução mágica mas é bastante simpática e divertida na maneira como afronta as frustrações de quem não nasceu com o talento da organização.
No primeiro mês - Novembro - limitei-me a ler umas coisas e a estabelecer o hábito de abrilhantar o lava-loiças. O benefício imediato foi o de maximizar o uso da máquina de lavar loiça e de ter a sala mais apresentável.
No mês de Dezembro dediquei-me a fazer algum planning para adaptar as minhas rotinas matinal, seral e   de noite aos princípios básicos do método.
E no mês de Janeiro alarguei o hábito de abrilhantar à bancada da cozinha. Como vai? Darei contas no final do mês!

Sem comentários:

Enviar um comentário