Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hábito implementado: Guardanapos de pano

Não é o que eu tinha inicialmente planeado, mas acabou por acontecer assim. O meu hábito de Janeiro para melhorar o Mundo foi voltar a usar guardanapos de pano.
Por princípio não gosto de usar coisas descartáveis (usa e getta, como se diz em italiano). Parece-me um grande desperdício deitar fora qualquer coisa que se pode reutilizar. E parece-me também uma grande falta de respeito para com a Natureza comprar qualquer coisa para deitar fora. Não tenho solução para o papel higiénico (nem me apetece pensar no assunto....), sou muito relutante relativamente aos lenços de papel (os de pano dão-me percepção de falta de higiene) e o papel de cozinha é muito prático. Os guardanapos de papel, pelo contrário, sempre me pareceram um grande desperdício quando comparados com os de pano. Não tanto pelo volume de lixo que fazem (degradam-se em dois ou três meses) mas porque não vejo grande vantagem na sua utilização. Para quê sacrificar árvores e gastar dinheiro em guardanapos descartáveis quando os de pano são mais elegantes e eficientes?
Dirão os cépticos que os guardanapos de pano também poluem, que se gastam tantos recursos naturais na produção do algodão ou do linho, que se deve ter em conta o que se gasta em água e detergente para lavar. Bom, não pretendo papaguear os números dos economistas ambientais que compararam os custos ambientais dos guardanapos de papel e dos guardanapos de pano, até porque se tratam apenas de estimativas com grandes margens de erro e baseados em pressupostos não necessariamente verdadeiros. Mas visto que eu uso guardanapos herdados de outras gerações (avó Ivone e tia Laura) a amortização dos custos de produção já foi há muito saldada. E como lavo os  guardanapos só uma vez por semana (parece-me razoável),  a máquina de lavar está sempre cheia e lavo a temperatura baixa, o custo ambiental relativo à reutilização dos guardanapos de pano é com certeza menor que o dos guardanapos de papel. Resta a questão do quanto é prático. Bom, creio de dependa de cada um. Repito, no que me diz respeito não vejo grande utilidade nos guardanapos de papel.
Dizem os especialistas que o custo ambiental do uso de guardanapos de papel nos restaurantes é menor que os de pano (porque nos restaurantes se lavam após uma utilização). Talvez. Mas nesse caso por favor evitem abater árvores para isso... usem guardanapos de papel reciclado! Eu tenho sempre em casa um pacote de guardanapos de papel reciclado (para as eventualidades). E compro papel higiénico, lenços de papel e papel de cozinha da mesma marca.

Beijocas!

Sem comentários:

Enviar um comentário