Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem

No princípio do sec XX, a absorção de uma grande quantidade de homens nas fileiras da Primeira Grande Guerra Mundial e a necessidade de dar continuidade à Segunda Revolução Industrial então em marcha, ocorre uma incorporação em massa de mão-de-obra feminina na indústria. As condições de trabalho eram tão inseguras e tão pouco condignas que motivaram crescentes protestos por parte das trabalhadoras dando origem nos anos seguintes a enormes manifestações em várias partes do mundo.

De uma forma ainda muito tímida, começaram a desenhar-se alguns movimentos feministas até que, em 1910, se realiza em Copenhaga a primeira conferência internacional de mulheres, organizada pela Internacional Socialista, onde se discute a ideia de instituír um Dia Internacional da Mulher. Mas nenhuma data é fixada e, na falta de uma uniformidade, cada país passou a celebrar esse dia em datas distintas. Até que na Rússia, no dia 23 de Fevereiro de 1917 (8 de Março no calendário actualmente utilizado, o gregoriano), acontece uma gigantesca greve das operárias da indústria textil contra a fome e contra o czar, embrião da revolução bolchevique que se instalou definitivamente em Outubro desse ano. Essa data permaneceu oficialmente como “dia da heroica mulher trabalhadora” em toda a União Soviética enquanto o regime durou e, naturalmente, a política ocidental manobrou para que a mesma data fosse caindo no esquecimento.
Já na década de 1960 o Movimento Feminista Internacional recuperou a data e, finalmente, conseguiu que as Nações Unidas adoptassem o dia 8 de Março de cada ano como Dia Internacional da Mulher.

Num mundo em que há países em que a mulher ainda é profundamente discriminada – alguns até já com o advento de uma “primavera árabe” mas com legislação ainda inalterada em relação à mulher -- num mundo em que essa discriminação tende a expandir-se tornando possível situações como esta mesmo em países em que se processa naturalmente a igualdade entre sexos, não quero deixar de prestar neste dia 8 de Março a minha mais sincera homenagem à Mulher.

Finalmente, parafraseando Séneca: « Uma Mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência, exterior e interior, é de tal beleza que não deixa possibilidades de admirar as partes isoladas ».

Sem comentários:

Enviar um comentário