Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

sexta-feira, 2 de março de 2012

Para lá do Marão (3)


A Capa de Honra de Miranda do Douro é um traje regional lindíssimo.
É uma peça feita de burel, um tecido de lã batida, de corte muito elaborado mas austero. A capa propriamente dita é comprida, ampla e aberta na frente. Tem depois uma sobrecapa toda bordada e pespontada que desce até à altura do cotovelo e termina em franjas muito largas. O traje é completado por um capuz inteiramente bordado que termina numa faixa larga tambem bordada e rematada com uma franja. Esta faixa é denominada a Honra.
O tamanho da faixa e a riqueza do seu bordado era indicativo da importância, do estatuto social do seu utilizador. Era uma divisa que simbolizava o nível da sua posição hierárquica entre os seus pares e era tacitamente reconhecida por todos.
As Capas de Honra menos elaboradas, menos perfeitas, eram tambem usadas pelos boieiros para se protegerem da chuva e do frio e para nelas se deitarem quando descansavam. Eram peças semelhantes, de um mesmo uniforme, mas indicativas de uma posição hierárquica mais baixa.
Em qualquer dos casos, porem, a Capa de Honra transmite uma imagem de nobreza sóbria e austera, conferindo a quem a veste um sentido inequívoco do Dever.
A Mãe apreçou uma, bem bonita por sinal, mas desistiu. Era muito "pesada"...
Coisas que se passam para lá do Marão.

Sem comentários:

Enviar um comentário