Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

sábado, 31 de março de 2012

Poluíção Visual

De vez em quando duas das nossas netas passam o fim-de-semana connosco. Como sempre, é certo e sabido que a rebaldaria de pronto se instala: a sala, os quartos, as casas de banho, os corredores, tudo o que seja espaço útil para brincadeira entra em convulsão, sofre o efeito da passagem de dois furacões chamados Mariana e Inês. Enfim, a casa adquire vida.
Pior é quando os dois furacões se chocam, rodopiam e criam uma quase incontrolável força da natureza. Nessa altura há que inventar processos de acalmia da tempestade.

Foi numa dessas tardes, há umas semanas, que pegamos nas duas e decidimos ir ao teatro – o Politeama tinha em cartaz uma peça para crianças. Fomos cedo e houve tempo para dar uma volta pela Baixa: Ruas Augusta, Correeiros, Sapateiros, Santa Justa, por fim Rossio e Portas de Santo Antão. Muitos restaurantes, cada um com o seu “promotor”, de carta de menus em punho, apregoando as especialidades da sua casa, numa voluntariosa pesca sobre a Babel de línguas, raças e credos que ia passando, olhando, vendo prêços, com a habitual dificuldade da escolha quando a oferta á muita.
As esplanadas. Com excepção da Rua Augusta, qualquer coisa me chamou a atenção pela negativa nas esplanadas. Era uma verdadeira poluíção visual as muitas dezenas de toldos e chapéus-de-sol da Sumol, Coca-cola, Sagres, Olá, etc. a ensombrarem uns magotes de cadeiras e mesas de péssima qualidade cobertas por toalhas que já viram melhores dias. Publicidade, muita publicidade, em equipamento oferecido pelas marcas em troca de uma fidelidade de consumo. A agressividade comercial é compreensível, mas a imagem resultante é algo miserabilista.
Li hoje no Público que o Processo de uniformização das esplanadas da Baixa de Lisboa arranca no domingo. Para travar a “desqualificação do espaço público”, os vereadores municipais definiram um conjunto de “critérios orientadores” tendentes a uma uniformidade nos chapéus-de-sol, toalhas, menus, etc., de forma a emprestar à Baixa lisboeta uma imagem de dignidade que hoje indiscutivelmente não tem. Como incentivo aos comerciantes, a autarquia cria uma isenção de taxas de licenciamento de esplanadas durante um período longo.
Não posso estar mais de acordo. Lisboa é unanimemente uma cidade bonita. Medidas como esta não são muito onerosas e fazem esquecer um pouco a degradação que assola muitos prédios do seu casco histórico.
Amanhã, domingo, é dia 1 de Abril. Esperemos que não seja alguma mentira antecipada.

Sem comentários:

Enviar um comentário