Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Saber delegar #3


 

Creio que o meu tema preferido da organização da casa é: delegar, delegar, delegar! Eu delego o mais possível, tal como já aqui referi diversas vezes: na senhora que vem duas vezes por semana (pelo menos enquanto a puder pagar), nos maravilhosos electrodomésticos dignos de prémio Nobel. E hoje falarei de como é importante saber passar trabalho ao Pato Donald.
Desde que iniciámos a nossa odisseia de convivência eu e o Pato Donald sempre dividimos de maneira mais ou menos equitativa as tarefas caseiras: uma vez calhava a ele dar uma limpeza geral à casa, uma vez calhava a mim. Quando lhe calhava a ele não era trabalho para mais de uma hora. E ele nunca percebeu porque é que o mesmo trabalho a mim me durava 4 horas. Passo de imediato à solução do enigma: não, eu não lavo a casa com uma escova de dentes, como sugeriu uma vez o Pato Donald. Simplesmente temos noções diferentes do que significa limpar a casa. Para o Pato Donald significa varrer o chão e passar a esfregona, deixando o cheiro a lavado que é meio caminho andado. O outro meio caminho: Pó, janelas? serão os óculos que estão embaciados. Os bicos do fogão? duas vezes por ano no máximo dos máximos! Lavar a roupa, passar a ferro? a avó fazia-o tão bem... E aí por diante.
Estou a ser mázinha? Sim, um bocadinho sim. Mas nunca critiquei, ralhei ou desprezei o que ele faz. Não é como faria eu... mas visto que fazendo ele não o faço eu decidi há muito tempo que o que ele faz é mais do que bom! Há semanas em que, por um motivo ou por outro, entre o trabalho e a Adelaide não me organizo nem para fazer uma máquina de lavar roupa. Mas a roupa vai aparecendo lavada, e se alguma camisola ficou com uma nódoa eu encolho os ombros e enfio-a novamente na tulha sem tugir nem mugir. De vez em quando lá vou dando uma sugestão aqui e ali, mas não sempre para não o desmotivar -  não há coisa que chateie mais do que ter alguém no ouvido a criticar constantemente o que se faz. E afinal, é uma questão de princípio: não estou a delegar trabalho que é meu, estou a coordenador o sector das limpezas e como coordenadora tenho que manter a equipa produtiva e motivada!
Boa noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário