Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um gel de banho mais amigo do ambiente

Quando vou ao supermercado estou sempre à procura de oportunidades para reduzir a minha pegada ecológica. Tomo atenção aos produtos que anunciam inovações ecológicas e salvo quando o preço é vergonhosamente inflacionado (a inovação é uma boa desculpa para cobrar premium por produtos de qualidade média) geralmente escolho a opção mais sustentável.

É o caso da recarga de gel de banho marca branca da Coop. Não é um gel de banho natural nem tão pouco tem a etiqueta do produto ecológico europeu. Simplesmente o que promete cumpre: a embalagem é feita de plástico mole que usa 70% dos recursos das embalagens rígidas.
Este produto tem uma desvantagem: sendo uma recarga, tenho que se transferir o gel para uma embalagem vazia que tenho em casa. Uma pequena tarefa adicional que se soma às tantas que já garanto. Parece um comentário estúpido, mas quando a meio do transvase o gel escorre para fora da embalagem e se perde ou suja a casa de banho dou por mim a pensar se de facto vale a pena. No final acabo por fazer um raciocínio dogmático de fé e acabo por recomprá-lo.  
A vantagem evidente para o ambiente, e portanto para todos nós é que ocupa menos espaço em aterro. E se eu fosse prática de mãos como sou de palavras ocuparia ainda menos espaço em aterro. É que o plástico mole da embalagem é mesmo maleável, dá vontade de usar as embalagens vazias para fazer artesanato de reciclagem. Vi uma vez em venda numa feira sacos e malas feitas com as embalagens de café. Penso que o mesmo se poderia fazer com estas embalagens. Mas este é já outra cantiga. Para já fico-me por reduzir o em 70% o plástico que acaba nos aterros.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário