Etiquetas

Family (30) Work (16) Planning (13) Health and Beauty (12) Home (12) World (12) P... (10) Ambiente (9) Maternity (5) Viagens (4) Economia doméstica (3)

terça-feira, 20 de março de 2012

País de Opereta


A opereta é um espectáculo de estrutura semelhante à ópera. Tem evidentemente algumas diferenças. A ópera é uma peça teatral totalmente cantada por cantores profissionais que têm de saber tambem um pouco de representação; a opereta é uma peça de teatro em que o diálogo entre as personagens é em grande parte falado, isto é, os artistas passam o tempo a representar e cantam só de vez em quando. Enquanto a ópera, salvo raras excepções, envolve uma história dramática e pesada, a opereta tem tambem uma trama dramática mas quase sempre revestida de uma ironia que a torna por vezes cómica. É um sorriso a espaços no meio da história, eventualmente mesmo uma gargalhada, que contribui para que um enredo de tragédia grega seja assimilado de forma mais leve.
Portugal é uma opereta.

Num país que vai perdendo diariamente a geração que mais esforço e dinheiro lhe custou a formar; num país em que o simples atravessar de rua do prédio rico para a urbanização social faz baixar a esperança média de vida em vários anos porque quem tem menos dinheiro tem inevitavelmente menos saúde; num país em que as medidas alegadamente preconizadas para fomentar o emprego conduzem a uma taxa de desemprego sem precedentes; num país em que se discute abundantemente sobre a supressão de quatro feriados anuais como panaceia para melhorar a competitividade da economia e se “esquece” que essa mesma competitividade está enquistada por causa do custo de energia absolutamente insuportável, do incomportável prêço dos combustíveis e da feroz voracidade fiscal, que, em efeito combinado, inibem e matam à nascença qualquer iniciativa tendentemente competitiva por mais criativa que seja; num país em que os seus governantes já interiorizaram que a solução para o enriquecimento está no empobrecimento das pessoas; dir-se-ia que este país é forte inspiração para um libreto digno de uma ópera trágica e pesada.
Mas não.
Folheio o Expresso e constato que Santana Lopes, aquele “que anda por aí”, não pretende ser novamente candidato nas próximas eleições autárquicas porque entende que ser Presidente da República é o seu projecto político prioritário.
Cá está! Eu não dizia? É a tal gargalhada que faltava ao nosso trágico enredo. Descomprimimos, desopilamos o fígado e ganhamos a sensação de estar a pairar num ambiente virtual. Decididamente, Portugal é um país de opereta!




1 comentário:

  1. Esperemos que se mantenha opereta, que se o gajo for eleito ainda acabamos com um filme de horror...

    ResponderEliminar